Vídeo-exposição EU EM MINAS DE MIM, do Coletivo Olho de Vidro

 

 

Dentro do ano que marca os 300 anos de criação da Capitania de Minas Gerais, junto aos registros históricos que também marcam o tricentenário da Sedição de Vila Rica ou Revolta de Filipe dos Santos, o Coletivo Olho de Vidro expõe EU EM MINAS DE MIM a partir do poema “Trilemas da Mineiridade”, de Affonso Ávila, que, através do “eu lírico” e de forma construtivista explora o sentido e o sentimento de ser mineiro.

O Coletivo Olho de Vidro, hoje composto por três fotógrafos e um poeta, surgiu no ano de 2007 em Ouro Preto. Realiza uma exposição anual, onde estabelece um espaço de reflexão e experimentação por seus integrantes que trabalham sobre o tema proposto, cada qual no seu canto, de forma independente e desconhecida. Assim, o Coletivo tem como premissa a diversidade do pensar e do olhar.

Em função das limitações impostas pela pandemia do Covid-19, o Coletivo produziu este vídeo como exposição virtual, contando também com a participação de quatro fotógrafos convidados e com o apoio do Museu da Inconfidência, local onde vem realizando há alguns anos suas exposições.